MISSIONÁRIA KEILA REBECA MINISTRANDO A PALAVRA DE DEUS

POST DA SEMANA

DEIXE SEU RECADO

quinta-feira, 31 de março de 2011

SENHOR EU SOU TEU VASO DE BARRO...


SENHOR EU SOU TEU VASO DE BARRO
FRÁGIL, DELICADA,PRONTA PARA SER MOLDADA,
SUAS MÃOS SÃO TÃO PERFEITAS,
SEU AMOR E CARINHO POR MIM É INCOMPARÁVEL.
QUANDO EU AINDA NEM ERA, JÁ ERAS COMIGO
E JÁ CONHECIA AS MINHAS FALHAS E IMPERFEIÇÕES,
SEU AMOR ME ALCANÇOU, TEU DOCE AMOR
COBRIU A MINHA VIDA. E ME FEZ ACREDITAR
NO IMPOSSÍVEL QUE SE TORNARÁ POSSÍVEL.
EU E COMO TODOS OS VASOS DE BARROS.
QUEBRAMOS NA MÃOS DO OLEIRO,
MAS TÚ O OLEIRO FAZES O VASO QUEBRADO,
UM NOVO VASO MAIS FORTE, MAIS BONITO, SAUDÁVEL.
COMO PODERIA CONTENDER CONTIGO?
CONHECES O MEU ONTEM, MEU HOJE E MEU AMANHÃ.
EU SEI QUE O AMANHÃ VIRÁ A TUA ALEGRIA.
SOU TEU VASO E MINHA VIDA E MINHA HISTÓRIA ,
ESTA EM TUAS MÃOS
AMÉM



MINI TORTA DE CHEESECAKE


ESSA RECEITA É MUITO SIMPLES DE SER FEITO,PARA VOCÊ QUE TRABALHA  NO RAMO ALIMENTÍCIO NAS RUAS UMA BOA OPÇÃO PARA VOCÊ VENDER PARA SEUS CLIENTES, AMIGO E PORQUE NÃO FAZER PARA RECEBER SEUS AMIGOS EM SUA CASA, BOM APETITE!!!

Massa280g biscoito de leite
180 g margarina

Recheio 710 g leite condensado
390 g queijo cremoso
75 g limão
465 g creme de leite

Cobertura – 240 g de geleia de morango
1.200 Kg morangos
500 g açúcar
20 ml suco limão


Modo de preparo da massa: triture os biscoitos e misture com a margarina formando uma massa. Forre a assadeira com essa mistura.
Modo de preparo do recheio: misture o leite condensado, o queijo cremoso e o suco de limão. Acrescente o creme de leite e deixe batendo na velocidade 1 por aprox. 10 minutos. Espalhe delicadamente na forma. Leve ao forno a temperatura de 150° C por uma hora.
Modo de preparo da geleia: misture todos os ingredientes, leve a panela em fogo médio por aproximadamente 30 minutos ou até o líquido reduzir. Está pronto quando o caldo estiver vermelho "vivo" com pedaços aparentes de morango.
Depois de assada, cubra com a geleia. Rende aproximadamente 64 unidades.

VOCÊ VAI PRECISAR DE UM CORTADOR E EMPURRADOR!!
AUTORIA PATRÍCIA GOEDERT


RECEITA DE" BOLO SALGADO DE FRANGO"

Bolo salgado delicioso
 1 peito de frango cozido e desfiado 2 pacotes de pão de forma sem casca 2 beterrabas raladas 3 cenouras raladas 1 vidro de maionese Azeitonas para decorar Faça um molho com o frango desfiado com temperos a gosto Deixe com caldo suficiente para molhar os pães Em uma travessa coloque as fatias de pão, uma camada de molho de frango, uma de beterraba ralada, uma de cenoura ralada, até terminar Cubra tudo com maionese e decore com cenoura ralada e azeitonas Sirva frio
(autoria desconhecida)
AGORA TEMOS UM NOVO TÓPICO CULINÁRIA APROVEITE, SE VOCÊ QUERER MANDAR SUAS RECEITAS PARA ESTE BLOG É SIMPLES DEIXE UM COMENTÁRIO E RETORNO OU ENTRE EM MINAHS REDES DE COMUNICAÇÃO, SERÁ UM PRAZER TER SUA RECEITA AQUI!!!

quarta-feira, 30 de março de 2011

HAHAHA HORA DE RIR....


PREPARE-SE PARA RIR MUITO COM ESSES VÍDEOS ...
EXISTEM MUITOS VÍDEOS ENGRAÇADOS, MAS ALGUNS NÃO CONVÉM POSTAR , ESPEROQUE GOSTE DESSES UM DELES EU CHOREI DE TANTO RIR, ACREDITO QUE VAI GOSTAR E RIR MUITO!!!


REFLEXÃO DA SEMANA " A ILHA DOS SENTIMENTOS"

Havia uma vez uma ilha, na qual viviam todos os sentimentos e valores do homem:
o Bom Humor, a Tristeza, o Saber...
Como também todos os outros, incluindo o Amor.

Um dia avisaram os sentimentos que a ilha estava prestes a afundar-se.
Então, todos prepararam os seus barcos e partiram. Unicamente o Amor ficou, esperando sozinho, até ao último momento.
Quando a ilha estava a ponto de desaparecer no mar, o Amor decidiu pedir ajuda.

A Riqueza passou perto do Amor num barco luxuosíssimo e o Amor disse-lhe:
“Riqueza, podes-me levar contigo?”

“Não posso porque tenho muito ouro e prata dentro do meu barco e não há lugar para ti.”

Então, o Amor decidiu pedir ao Orgulho que estava passando numa magnífica barca:
“Orgulho, rogo-te, podes-me levar contigo?”

“Não posso levar-te, Amor...” respondeu o Orgulho: “Aqui tudo é perfeito, poderias arruinar-me a barca”.

Então, o Amor disse à Tristeza que se estava aproximando:
“Tristeza, peço-te, deixa-me ir contigo.”

“Óh, Amor” respondeu a Tristeza, “estou tão triste que necessito estar só”.

Logo, o Bom Humor passou em frente ao Amor; mas dava gargalhadas tão altas, que não ouviu que o estavam a chamar.

De repente uma voz disse:
“Vem Amor, levo-te comigo...”
Era um velho o que havía chamado.
O Amor se sentiu tão contente e cheio de alegria que se esqueceu de perguntar o nome ao velho.
Quando chegou a terra firme, o velho desapareceu.

O Amor deu-se conta de quanto devia ao velho e, assim, perguntou ao Saber:
“Saber, podes dizer-me quem me ajudou?”
“Foi o Tempo”, respondeu o Saber.

“O Tempo?”, perguntou-se o Amor,
“Porque será que o Tempo me ajudou?”.
O Saber, cheio de sabedoria, respondeu:
“Porque só o Tempo é capaz de compreender quão importante é o Amor na Vida”.

QUE VOCÊ POSSA DAR VALOR AS PESSOAS QUE TE AMAM E ESTÃO SEMPRE AO SEU LADO QUERENDO SEU BEM, DEUS E O TEMPO NOS FAZ ENXERGAR MUITAS COISAS QUE NÃO CONSEGUIMOS VER, SÓ COM TEMPO VOCÊ ENCONTRA UM GRANDE AMOR, APREENDE COM UM GRANDE AMOR, MAIS O MAIOR AMOR QUE JÁ EXISTIU E EXIXTE É O DE DEUS, ELE O AMA MUITO, TALVEZ VOCÊ NÃO COMPREENDA A ESS~ENCIA DESSE AMOR, MAS COM O TEMPO VOCÊ VAI APRENDER A DAR VALOR  A TUDO AQUILO QUE DEUS TEM DADO A VOCÊ. REFLITA NISSO!!!





 


FLASH BACK 2 AMY GRANT


Amy Lee Grant (Augusta, 25 de novembro de 1960) é uma cantora, compositora e atriz estadunidense notabilizada por sua dedicação a música gospel, tendo recebido a alcunha de Queen of Christian Pop (Rainha do Pop Cristão).
Nasceu na Geórgia, durante a residência médica de seu pai. Ela ainda era um bebê quando a família retornou a Nashville. A mais jovem de quatro filhas, Amy e as irmãs (Mimi, Kathy e Carol) cresceram em uma casa com lealdade familiar forte e de fé religiosa fervente. Na igreja, ela aprendeu os hinos e histórias que inspirariam a vida e a música dela.
Como uma história de Hollywood, a entrada de Amy Grant na música, começou enquanto ela trabalhava meio expediente varrendo chão e desmagnetizando fitas em um estúdio em Nashiville. O amigo dela,o produtor, Brown Bannister, permitiu que ela gravasse uma fita de suas canções que ela queria dar para sua família.
O produtor da Word Records ouviu as músicas e disse ter achado um talento novo dentro de Nashville. Ele tocou a fita no telefone para os executivos da gravadora ouvirem. O contrato dela foi quase que imediatamente assinado aos dezessete anos de idade.
Em 1978 ela lançou seu primeiro álbum intitulado “Amy Grant”, e depois não parou mais. Foi um sucesso atrás do outro, e até hoje é assim. Em 1986, junto a Peter Cetera, Grant estourou nas paradas de sucesso do mundo inteiro com a música Next Time I Fall, que em 06 de dezembro daquele ano alcançaria o primeiro lugar na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos. A mesma canção seria indicada ao Grammy Awards do mesmo ano por Melhor Performance Vocal Pop por Dupla ou Grupo.
No final da década de 1990 a vida de Amy Grant ficou meio conturbada. Foi anunciada sua separação do cantor e compositor Gary Chapman com quem esteve casada desde 1982 e tiveram três filhos. Diante disso, surgiram boatos de que ela teria se afastado do Evangelho e que não gravaria mais músicas cristãs.
Tudo superado, em 2000 Amy Grant casou-se com também cantor e compositor Vince Gill e um ano depois tiveram uma filha, Corrina.
NESTE ARTIGO FALAMOS UM POUCO SOBRE AMY GRANT, QUANDO A OUVI PELA PRIMEIRA VEZ NUNCA MAIS PAREI DE OUVIR, QUE VOCÊ APROVEITE ESSE ARTIGO E CURTA ESPERIMENTE OUVIR CANÇÕES DE AMY GRANT TAMBÉM .SERÁ IMPOSSÍVEL POSTAR TODOS SO VÍDEOS QUE GOSTO DE AMY GRANT , AQUI ESTÃO ALGUNS, MAS TEM MUITOS MAIS.





PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE: http://www.amygrant.com/

sexta-feira, 25 de março de 2011

"MEU PRÍNCIPE DE ARMADURA BRILHANTE...


MUITAS DE NÓS NA DOCE INFÂNCIA OUVIA E LIAMOS HISTÓRIA DE PRÍNCIPES SALVANDO SUAS PRINCESAS ,CAVALGANDO EM SEUS BELOS CAVALOS, ALGUMA DE NÓS SUSPIRA-VOS NO FINAL COM O BEIJO DE UM PRÍNCIPE RSRSRS, TALVEZ VOCçE GOSTARIA DE TER VIVIDO O FELIZES PARA SEMPRE COMO NAS HISTÓRIAS ENCANTADAS, E HOJE A SUA REALIDADE PARECE SER MUITO DIFICIL DE VIVER, PORQUE CRESCEMOS E VEMOS QUE A REALIDADES DA VIDA É MUITO DIFIRENTE, E PROCURAMOS O HOMEM IDEAL, OU PORQUE NÃO DIZER UM PRÍNCIPE DE ARMADURA BRILHANTE RSRSRSRS, ALGUMAS NÃO ESPERAM EM DEUS ACABAM ENCONTRANDO UM SAPO QUE NUNCA VAI SER UM PRÍNCIPE, NÃO VAI SABER AMA-LA, COMPREENDE-LA, TRATA-LA COMO UMA JÓIA DE GRANDE VALOR,ESTOU USANDO UMA LÍNGUAGEM UM POUCO HUMORÍSTICA, MAS SEI QUE VOCÊ ESTA ENTENDENDO O QUE QUERO DIZER, CUIDADO COM SUAS ESCOLHAS PRINCIPALEMTE NA VIDA SENTIMENTAL, DEIXE QUE DEUS SE ENCARREGUE DE ABENÇOAR VOCÊ, NESTE TEMPO QUE ESPERA E ORA A DEUS  SOBRE ESSE ASSUNTO DESFRUTE DO AMOR DE JESUS, PORQUE SE NÃO VIVER O AMOR DE JESUS EM VOCÊ COMO SERÁ CAPAZ DE AMAR ALGUÉM??? O AMOR DE DEUS É O MAIOR AMOR DO MUNDO ACREDITE!!!
É POSSÍVEL SIM ENCONTRAR ALGUÉM QUE RESPEITE VOCÊ, TRATE DE VOCÊ COM AMOR, E A FAÇA FELIZ,ASSIM COMO EU ESPERE EM DEUS ELE TEM SEMPRE O MELHOR, A ESPERA É UMA TORTURA, MAS É A MANEIRA QUE DEUS USA PARA PREPARAR NOSSAS VIDAS E NOS ENSINAR ALGO, SE VOCÊ É CASADA E SENTE AO CONTRÁRIO DA EXPRESSÃO QUE EU DISSE MAIS A FRENTE , "BEIJOU UM PRÍNCIPE QUE SE TORNOU UM SAPO RSRSRSS, COLOQUE SEU CASAMENTO NAS MAOS DE DEUS, ORE, BUSQUE, SEJA SÁBIA , VIRTUOSA A BÍBLIA TEM MUITOS EXEMPLOS PARA NÓS MULHERES, LUTE É NUNCA DESISTA!!!


UMA POESIA
"MEU PRÍNCIPE DE ARMADURA BRILHANTE"
NAS NOITES ESCURAS DA VIDA
EU OLHEI PARA AS ESTRELAS DO CÉU
ACHEI QUE PUDESSE VER SEU BRILHO RELUZENTE
EU POSSO VER VOCÊ EM MEUS SONHOS
VOCÊ É TÃO REAL PRA MIM
COM SEU SORRISO, E COM SEU JEITO DE AMAR
IMAGINO VOCÊ CHEGANDO AO MEU ENCONTRO
COM SUA ARMADURA BRILHANTE  E COM SEU MEIGO SORRISO
A LUA PARECE BRILHAR PARA NÓS
AS MAOS DE DEUS ESTENDIDA AO NOSSO FAVOR
TUDO PARECE PERFEITO
OUÇO UMA LINDA MELODIA EM NOSSA VOLTA
VOCÊ ME ESTENDE AS SUAS MAOS
E EU AS SEGURA COM TERNURA
DANÇAMOS AO LUAR DAS ESTRELAS
QUANDO ABRO MEUS OLHOS
VOCÊ NÃO ESTA AQUI AINDA
MAS SEI QUE VOCÊ É REAL
E ESPERO O DIA EM QUE DEUS ME UNIR A VOCÊ
VOCÊ SERÁ PARA SEMPRE MEU PRÍNCIPE DE ARMADURA BRILHANTE!!!

NÃO EXISTE PESSOAS PERFEITAS, MAS EXISTE PESSOAS QUE PELO AMOR APREENDEM A SE DOAR UMA PARA COM A OUTRA, ISTO TALVEZ LEVA TEMPO PARA ENTENDER, MAS DEUS E O TEMPO NOS ENSINA !!!

JESUS ÉS MEU PRIMEIRO PRÍNCIPE DE ARMADURA BRILHANTE!!!!


MISS. KEILA REBECA



quinta-feira, 24 de março de 2011

REFLEXÃO DA SEMANA A VIDRAÇA


Um casal, recém casados, mudou-se para um bairro muito tranquilo.
Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou através da janela em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:
- Que lençóis sujos ela está pendurando no varal!
Provavelmente está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!
O marido observou calado.
Alguns dias depois, novamente, durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher comentou com o marido:
- Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!
E assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal.
Passado um mês a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis brancos, alvissimamente brancos, sendo estendidos, e empolgada foi dizer ao marido:
- Veja ! Ela aprendeu a lavar as roupas, será que a outra vizinha ensinou !? Porque , não fui eu que a ensinei.
O marido calmamente respondeu:
- Não, é que hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da nossa janela!
E assim é.
Tudo depende da janela através da qual observamos os fatos.
Antes de criticar, verifique se você fez alguma coisa para contribuir; verifique seus próprios defeitos e limitações.
Devemos olhar, antes de tudo, para nossa própria casa, para dentro de nós mesmos.
Só assim poderemos ter real noção do real valor de nossos amigos.
Lave sua vidraça.
Abra sua janela.
"Tire primeiro a trave do seu olho, e então verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão" (Mateus 7:5)


EI... VOCÊ É ÁGUIA OU GALINHA??? A ESCOLHA É SUA!!!


SER ÁGUIA OU GALINHA - A ESCOLHA É SUA
A águia e a galinha é um dos livros mais interessantes que já li. Seu autor é o nosso grande mestre de filosofia, teologia, espiritualidade e ecologia, Leonardo Boff.
Nele o mestre faz uma metáfora da condição humana, buscando inspiração numa velha história vinda da África. Seu autor é James Aggrey, um educador e político de Gana, pequeno país da África Ocidental, situado no Golfo da Guiné, entre a Costa do Marfim e Togo.
Leonardo Boff inicia a história dizendo, com sua grande sabedoria, que a libertação começa na consciência, no resgate da dignidade e da auto-estima, se efetivando na prática histórica. Fala da consciência da ancestralidade e do orgulho que o povo ganense tem de sua história e da nobreza de suas tradições. Termina dizendo que toda a colonização - seja ela antiga, pela invasão de territórios, seja ela pela integração forçada no mercado mundial - significa sempre um ato de grandíssima violência. A imposição de uma nova cultura invasora que subjuga e destroi importantes culturas tradicionais, sua memória, suas tradições, seus valores, suas instituições e suas religiões.
A história que James Aggrey, político e educador, contou ao seu povo numa reunião de lideranças populares em 1925 é a seguinte:
"Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo cativo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros.
Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista: - Esse pássaro aí não é galinha. É uma águia.
-De fato - disse o camponês. É águia, mas eu criei como galinha. Ela não é mais uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extenção.
- Não - retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar às alturas.
- Não, não - insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como uma águia.
Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse: - já que de fato você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra as suas asas e voe!
A águia pousou sobre o braço entendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá em baixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.
O camponês comentou: - Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!
- Não - tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia. E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.
No dia seguinte o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurou-lhe: Águia, já que você é uma águia, abra as suas asas e voe!
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi junto delas.
O camponês sorriu e voltou à carga: - Eu lhe havia dito, ela virou galinha!
- Não - respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar.
No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas.
O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe: Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!
A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.
Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico Kau-kau das águias e ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E comessou a voar para o alto, voar cada vez mais alto. Voou... voou... até confundir-se com o azul do firmamento..."
E Aggrey terminou conclamando:
"- Irmãos e irmãs, meus compatriotas! Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus! Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E muitos de nós ainda acham que somos efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso companheiros e companheiras, abramos as asas e voemos. Voemos como águias. Jamais nos contentaremos com os grãos que nos jogarem aos pés para ciscar."

QUANDO OUVI UM PASTOR PREGAR E EM SUA PREGAÇÃO ELE CITOU ESSA HISTÓRIA ME CHAMOU MUITO ATENÇÃO E TENTEI VASCULHAR EM ALGUM SITE ESSA HISTÓRIA PARA POSTAR NO BLOG, TEM UM SENTINDO MUITO IMPORTANTE ESSA HISTÓRIA , A SITUAÇÕES NA VIDA QUE  PARECEMOS COMO ESTA ÁGUIA DENTRO DE UM GALINHEIRO SEM ENXERGAR O POTÊNCIAL QUE DEUS NOS DEU, CONTINUAMOS A ABAIXAR A NOSSA CABEÇA E ACEITAR DERROTAS, MAS DEUS É AQUELE QUE NÃO DESISTE DE NÓS, SEMPRE VAI FAZER VOCÊ OLHAR AS ALTURAS , SAIA DESSE COMODISMO ONDE LIMITA SUA VISÃO ESPIRITUAL, HOJE DEUS QUER FAZER VOCÊ VOAR COMO ÁGUIA E IR ALÉM...

sábado, 19 de março de 2011

VAMOS ORAR PELO JAPÃO

Pai, eu te imploro vai lá onde eu não posso ir, e toma de conta de cada uma dessas pessoas, eu sei que são muitos, mas eu sei também que só o Senhor pode .         
PrayForJapan, PrayForWorld, :'(

CARTA DE DEUS AOS SOLTEIROS

ESPERAR EM DEUS É A MELHOR COISA SE PRECIPITAR PODE SER MUITO PERIGOSO, DEUS TEM O MELHOR PARA  MIM E PARA VOCÊ, VEJA ESTEVÍDEO MUITO BOM MESMO!!!






quarta-feira, 16 de março de 2011

A LÍNGUA DOS CRENTES

ESSE ARTIGO NÃO FOI CRIADO POR MIM É DA REVISTA ECLÉSIA ACHEI MUITO INTERESSANTE E DEIXO PARA VOCÊS LEREM TAMBÉM, MUITO BOM!!!DEUS ABENÇOE!!!
Expressões e gírias típicas formam o evangeliquês, o idioma corrente nas igrejas

Varão, o culto foi um fluir de Deus. Estava todo mundo no óleo. Só tinha vaso de bênçãos!” Se você é um leitor minimamente acostumado com o dia-a-dia das igrejas evangélicas, certamente já ouviu conversas deste tipo. Trata-se do evangeliquês, conjunto de jargões usados por crentes que, na falta de termos para descrever suas experiências espirituais, preferem cunhar as próprias expressões. É quase como um dialeto, ininteligível para quem é do mundo – perdão, para aqueles que não seguem a Jesus, também chamados de ímpios. Ou mesmo filisteus, epíteto pouco conhecido que se tornou, para muitos crentes, sinônimo de gente distante de Deus. Ah, sim – filisteus, no Antigo Testamento, eram um povo inimigo de Israel, sabia?
O glossário evangélico é mais rico no segmento pentecostal, onde a espontaneidade dos cultos e a maior abertura para manifestações sobrenaturais criam toda sorte de situações inusitadas. “Levita”, por exemplo, não é conjugação do verbo levitar. Trata-se do crente que exerce alguma atividade ligada à música congregacional, seja cantando ou tocando instrumentos. E “entrar na carne”, expressão usada para classificar o crente pouco zeloso de sua santidade? Um ouvinte menos avisado poderia pensar que se trata de almoçar numa churrascaria. Bem mais hermético é o tal “mover de Deus”, que se tornou popularíssimo nas igrejas nos últimos anos. Ele não significa, evidentemente, que o Todo-Poderoso esteja dando uma voltinha por aí, e, sim, que o Senhor está agindo de maneira mais efetiva e marcante no meio do seu povo.
Criativas e meio esquisitas, as gírias evangélicas surgem para descrever situações vividas, quase sempre, nos cultos. Brados, interjeições e onomatopéias curiosíssimas são passadas de boca em boca, mesmo com bases teológicas e hermenêuticas eventualmente questionáveis. Até quem é mestre na língua portuguesa acaba franzindo a testa diante do evangeliquês. “Olha, não entendi absolutamente nada”, admite o respeitado professor Pasquale Cipro Neto, apresentador de TV e rádio e colunista do jornal Folha de São Paulo. Pasquale tornou-se nacionalmente conhecido por tirar dúvidas e citar curiosidades sobre o vernáculo tupiniquim. Mas, diante de algumas gírias evangélicas que lhe foram passadas pela reportagem, ficou na mesma: “Sem conhecer o significado de alguns termos, não dá”, resigna-se, bem humorado. A palavra “jargão” surgiu entre os séculos 12 e 13, e era empregada para descrever o gorjeio dos pássaros, cujo significado, evidentemente, ninguém sabia. Mais tarde, virou sinônimo do linguajar dos marginalizados, como pedintes ou ladrões, assemelhando-se ao que hoje chamamos de gírias. No século 19, com o início dos estudos sociolingüísticos, houve a curiosidade de se entender os jargões como um tipo de suplemento ao vernáculo, a língua padrão, geralmente usado por grupos específicos. Entre os lingüistas, há quem considere a gíria como uma doença do idioma, mas, em geral, ela é bem aceita. Afinal, as línguas evoluem por meio dos neologismos, palavras novas que surgem e, depois de algum tempo, acabam se popularizando.
Canela-de-fogo – “Isso não é um privilégio somente dos evangélicos”, explica o professor Pasquale. Segundo ele, é comum que pessoas que formam segmentos sociais ou exercem a mesma profissão tenham um vocabulário próprio. É uma forma de identificação e, em alguns casos, afirmação. O crente que manifesta muitos dons espirituais, por exemplo, costuma ser chamado de “irmão de poder” – o poder, no caso, é o de Deus, que age por intermédio daquele indivíduo. Algumas expressões já se tornaram clássicos do jargão evangélico, como “Tá amarrado” – empregado, geralmente, para repreender uma atitude considerada pouco cristã ou mesmo exorcizar um demônio –, “Misericórdia” (interjeição usada diante de uma situação ruim) ou a famosa “Cajadada”, que nada mais é do que uma pregação mais dura por parte do pastor.
Agora, alguém aí já ouviu falar em “canela-de-fogo”? Essa é nova. Quem tenta explicar o significado é o estudante Leonardo Cardoso, 19 anos, membro da Igreja Batista Shalom, em Curitiba (PR). Ele se apresenta como um fiel canela-de-fogo. “A canela é a parte do corpo que utilizamos para nos deslocar em diversos lugares. Sendo assim, creio que, onde eu passar, o fogo de Deus vai junto”, resume. Convertido há um ano e meio, o rapaz usa e abusa das gírias evangélicas, e ainda encontra uma justificativa, digamos, espiritual: “Talvez, para algumas pessoas, pode ser que esses termos tenham sido edificantes. Isso é o que vale”. Leonardo reconhece que, algumas vezes, não é bem entendido no que fala, mas que seu uso é uma opção de cada um. E ainda é biblicamente correto: “Não podemos julgar ninguém”.
Atento a esse tipo de palavreado, o professor Nataniel dos Santos Gomes, 30 anos, decidiu lançar um olhar mais acadêmico sobre a questão. Mestre em lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ele até já organizou uma mesa-redonda sobre o tema no Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. “Eu estudo o tema ocasionalmente, mais por curiosidade e por uma necessidade de tentar caracterizar nosso falar”, explica ele, que é evangélico, membro da Comunidade de Jesus e secretário da Aliança Bíblica Universitária no Rio de Janeiro.
Segundo Nataniel, os jargões evangélicos surgiram a partir do uso do texto sagrado da Bíblia, escrita em outra cultura, num outro tempo e por outro povo. “O uso freqüente faz com que acabemos utilizando tais expressões como nossa identidade. São formas vernaculares que boa parte da população desconhece”, explica. Mas para ele, é necessário cuidado no uso recorrente deste tipo de vocábulo. “Parece-me que o abuso no emprego de jargões cria uma barreira entre cristãos e não-cristãos, inclusive, com um vocabulário que identifica aqueles que dominam e os que não dominam o falar ‘espiritual’”. O professor aponta também uma ligação entre a teologia da prosperidade e o uso de alguns tipos de expressões, que segundo ele, são usadas fora do contexto correto. “Elas fazem parte do contexto de Israel no Velho Testamento e acabam brandidas de forma irresponsável, como aquela que diz que os cristãos ‘são cabeça e não cauda’”, critica.

Cultura evangélica – De fato, é das páginas do Antigo Testamento que surgem muitos verbetes do evangeliquês. “Golias”, por exemplo. Segundo a Bíblia, este era o nome de um gigante filisteu que afrontava o povo de Israel. Ele foi morto em combate, de maneira heróica e milagrosa, por Davi. Hoje, quando os crentes falam em “golias”, geralmente estão se referindo a uma situação perigosa ou ameaçadora – portanto, não se assuste se alguém lhe disser: “Estou com um golias na minha vida”. E há algumas expressões que caíram no uso corrente até mesmo fora da igreja. “Rainha de Sabá” tornou-se sinônimo de opulência e ostentação. Tudo por causa do episódio em que a rainha de Sabá, um reino da antigüidade, visitou o rei hebreu Salomão carregada de tesouros. A história está narrada em I Reis 10.
Para Nataniel, os jargões são parte da identidade evangélica, e não usá-los é praticamente impossível para os crentes. “As conversas entre os irmãos, os textos bíblicos e os cânticos evangélicos estão impregnados destes termos”, avalia. Isso sem falar que algumas expressões viraram até grife. “Gospel”, por exemplo, é a palavra inglesa para evangelho, e durante muito tempo designou a música cristã negra americana. Mas, de uns tempos para cá, vem sendo utilizada à larga para caracterizar tudo o que diz respeito aos evangélicos, sobretudo à música. Outra expressão popularíssima, “Deus é fiel”, pode ser encontrada numa infinidade de produtos, como camisetas, canetas, adesivos para carro, agendas e até fraldas de bebê, gerando uma verdadeira indústria. Tanto é que “Gospel” e “Deus é fiel” viraram marcas registradas e licenciadas pela Igreja Renascer em Cristo, uma denominação neopentecostal com sede em São Paulo.
Mas a maioria dos termos do evangeliquês são usados espontaneamente, para definir uma característica pessoal ou um estado de espírito. Quando se fala em “vaso”, por exemplo, o crente pentecostal não se refere àquele recipiente para plantas. Nas igrejas avivadas, “vaso” é a pessoa que costuma, por meio de dons espirituais como a revelação ou profecia, ser usada por Deus. É uma associação com algumas passagens bíblicas que falam em vasos e oleiros, sempre no sentido de plenitude espiritual. E é ao “vaso” que muitos recorrem para pedir oração ou conselhos. Cristiane de Jesus Silva Ferreira, de 31 anos, membro da Assembléia de Deus da Cidade Patriarca, em São Paulo, é apontada em sua igreja como um “vaso” de oração. Ela rejeita o rótulo. “Todos somos vasos da parte de Deus. Ninguém é melhor que seu irmão” desconversa. Mas Cristiane confirma que tem um ministério de intercessão e que, volta e meia, é chamada para orar por alguém.
Para Mário César Moreno Marchini, 44 anos, pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular na Penha, em São Paulo, é necessário que o crente use essas palavras com bom senso. “A Bíblia nos orienta a crescer na graça e no conhecimento. Então, não podemos usar certas expressões sem conhecer seu real significado”. Em seus 19 anos como pastor evangélico, ele garante ter passado por várias situações cômicas. “Uma vez, enquanto pregava sobre a necessidade do arrependimento dos pecados, uma irmã gritou bem alto: ‘Queima, Jesus!’. Tive de me segurar para não rir e terminar a pregação”, relembra rindo. Para ele, o emprego do evangeliquês é normal: “É apenas uma forma de os irmãos se expressarem. Já faz parte de nossa cultura”. (Colaborou Carlos Fernandes)

Conheça algumas expressões correntes no meio evangélico: Avivalista: É aquele pregador que incendeia a igreja com suas mensagens de poder
Cajado puro: Quando o pregador é duro no seu discurso contra o pecado ou a acomodação da igreja, diz-se que foi “cajado puro”. Afinal, os pastores usam cajados para guiar e, eventualmente, castigar as ovelhas de seu rebanho.
Do mundo: Diz-se acerca das pessoas que não são crentes. Também designa atitudes, situações ou lugares evitados pelos evangélicos. Boate, por exemplo, é considerado um ambiente “do mundo”
Espinho na carne: É qualquer dificuldade na vida do crente – doença, desemprego, familiar não-convertido etc. A expressão foi empregada pela primeira vez pelo apóstolo Paulo
Fluir: Muito popular ultimamente, o vocábulo abrange uma série de significados. Pode ser o “fluir de Deus”, quando Ele está se manifestando; o “fluir do louvor”, quando as pessoas sentem-se abençoadas pelas músicas, e por aí vai
Fogo: É o símbolo do poder do Espírito Santo. Portanto, o crente que brada: “Derrama fogo, Senhor!” não é um piromaníaco. Está apenas pedindo ao Senhor que mostre seu poder no meio da congregação
Geazi: Personagem do Antigo Testamento, era aprendiz do profeta Eliseu. Por associação de idéias, diz-se daqueles crentes que procuram se inspirar e buscar orientações com irmãos mais experientes e consagrados na fé
Golias: Ver espinho na carne. O termo é inspirado no gigante Golias, que afrontou o nome do Senhor e acabou decapitado por Davi
Gospel: É uma das mais corriqueiras expressões do evangeliquês. Virou quase sinônimo de evangélico; assim, temos música gospel, eventos gospel, indústria gospel, shows gospel etc
Ímpio: É o não-crente, aquele que não segue a Jesus
Inimigo: O diabo. Eufemismo usado para evitar o uso de termos como demônio ou Satanás
Levita: Geralmente, é o indivíduo que se dedica ao louvor congregacional
Maná: É o alimento com que o Senhor sustentou o povo de Israel no deserto, após a fuga do Egito. Muitos evangélicos usam este termo para referir-se a uma coisa boa, agradável Ministério: É a atividade, geralmente voluntária, exercida pelo crente na igreja. Os mais conhecidos são os ministérios de louvor, evangelismo, visitação, do ensino ou da Palavra (pregação)
No Espírito: Diz-se do ato de pautar as atitudes de acordo com a vontade divina. Por exemplo: “Falar no Espírito” quer dizer que a pessoa falou conforme orientação de Deus Na carne: O contrário de “no Espírito”. Significa que a pessoa está sendo motivada por seus próprios interesses
Obra: Na igreja, nada tem a ver com cimento ou areia. É apenas uma forma de se chamar qualquer serviço prestado à causa evangélica
Ô, glória!: É um brado de entusiasmo, empregado em situações de alegria ou êxtase espiritual
Queima, Jesus!: Interjeição típica dos pentecostais. É empregada para repelir qualquer situação considerada pecaminosa ou oposta à vontade de Deus
Repepé: Reunião avivada, onde o poder de Deus se manifesta. Trata-se de uma onomatopéia das línguas estranhas que os pentecostais atribuem a um dom do Espírito Santo
Sair do Egito: Expressão baseada no relato do Êxodo, quando o povo de Israel foi liberto da escravidão naquele país. Portanto, significa deixar para trás alguma provação
Subir o monte: Nada a ver com alpinismo. Trata-se de um jargão que se refere ao ato de buscar a Deus de maneira intensa. É inspirada no Antigo Testamento, onde homens, como Moisés, subiram montes para ficar face a face com Deus. Por vezes, tem significado literal: crentes sobrem montes para orar
Tá amarrado: O famoso bordão é usado para anular as forças das trevas. Também pode ser empregado para esconjurar pessoas ou situações contrárias à vontade de Deus
Tribulação: Período de dificuldades na vida do crente Tomar posse da bênção: Expressão característica da chamada confissão positiva ou teologia da prosperidade. É a atitude do evangélico que, pela fé, age como se já tivesse recebido o esperado benefício divino
Varão: O mesmo que homem. É uma espécie de elogio – quando se chama alguém de “varão de Deus”, geralmente se quer dizer que a referida pessoa é um crente espiritual
Vaso de bênção: É o crente dedicado ao ministério da oração ou usado por Deus com manifestações sobrenaturais
Voto: É o compromisso, ou pacto, que o crente faz com Deus. Pode ser em busca de uma bênção ou para traçar alguma meta espiritual

Marcelo Santos

REJEIÇÃO


QUANDO FALAMOS DE REJEIÇÃO, FALAMOS DE FALTA DE ACEITAÇÃO EM ALGUMA COISA, MAS O MAIS DOLOROSO É QUANDO REJEITAMOS A NÓS MESMOS, QUANDO NÃO ACEITAMOS DE FATO QUEM SOMOS, A COR DA NOSSOA PELE, A NOSSA FORMA DE SER, MUITAS PESSOAS SOFREM COM ISSO DESDE DE SUA INFÃNCIA, SE SENTEM INÚTEIS, SENTEM QUE NÃO PESSOAS BELAS,E ISSO VAI GERANDO MAIS PROBLEMAS COMO A DEPRESSÃO E OUTROS PROBLEMAS PSÍQUICOS SE ASSIM ESSA SITUAÇÃO NÃO FOR RESOLVIDA EM SUA VIDA, QUERO EXPLICAR MAIS SOBRE A REJEIÇÃOA LUZ DA BÍBLIA PARA QUE VOCÊ POSSA RECEBER A CURA E A LIBERTAÇÃO DA REJEIÇÃO.

SE FOMOS PROFUNDAMENTE REJEITADOS EM ALGUMA FASE DE NOSSA VIDA, ENCONTRAREMOS DIFICULDADES PARA AMAR  A DEUS, AMAR AS PESSOAS E AMARMOS A SI MESMO, PENSAMOS NO EXEMPLO DE UMA CRIANÇA, SE ESSA CRIANÇA É CRIADA EM UM LAR  ONDE ELA É REJEITADA, EXCLUÍDA E NÃO É AMADA COMO DEVERIA SER, ESTA CRIANÇA CRESCERÁ COM RAÍZES DE REJEIÇÕES E TERÁ MUITO DIFICULDADE PARA FAZER AMIZADES E TER UM RELACIONAMENTO, PORQUE SEMPRE SE SENTIRÁ INFERIOR AS OUTRAS PESSOAS, SÓ O PODER LIBERTADOR E CURATIVO DE JESUS PARA TRANSFORMAR ALGUÉM NESSA SITUAÇÃO. E SÃO MUITAS PESSOAS NOMEIODE NÓS SE SENTINDO ASSIM, NO TRABALHO, NA IGREJA, PESSOAS DA NOSSA FAMILIA QUE SEM PERCEBER ESSAS PESSOAS SE SENTEM EXCLUÍDAS, EU PASSEI POR ESTA EXPERIÊNCIA DOLOROSA E SEI O QUE ESTOU DIZENDO A VOCÊS LEITORES.
ONDE COMEÇAM OS PROBLEMAS DE REJEIÇÃO???
OS MÉDICOS DIZEM QUE A REJEIÇÃO PODE COMEÇAR DESDE DO VENTRE DA MÃE, UM BEBÊ NO VENTRE PODE DETECTAR SENTIMENTOS QUE OS PAIS EXPRESSAM DO LADO DE FORA, A PROVA DISSO É QUE OS BATIMENTOS CARDÍACOS DA CRIANÇA MUDAM NA MEDIDA EM QUE A MÃE ALTERA OU SE ACALMA INTERESSANTE ISSO NÃO É?

QUANDO FERIMOS ALGUMA PARTE DO NOSSO CORPO ISSO DEIXA MARCAS, A REJEIÇÃO TAMBÉM TEM SUAS MARCAS, E A AMIS VÍSIVEL DE TODAS É A SOLIDÃO , É UMA PESSOA QUE SE ISOLA DO CONVÍVIO HUMANO COMEDO DE SE FERIR MAIS UMA VEZ, OU DE SOFRER MAIS UMA REJEIÇÃO, É COMO UMA FUGA EMOCIONAL, A PESSOA QUER SE ESCONDER COMO ELIAS EM UMA CAVERNA, MAIS O PODER DE DEUS É MARAVILHOSO PARA LIBERTAR A SUA VIDA DAS SOMBRAS MALIGNAS QUE TEM TRANCADO SUA VIDA EMOCIONAL A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS VAI LIBERTAR VOCÊ HOJE (JOÃO 8:32) AMÉM???
ESSE ASSUNTO É EXTENSO E ESTAREI COMPATILHANDO EM OUTROS ARTIGOS SOBRE ISSO MAIS TARDE, QUANDO SE SENTIR COM DESEJO DE SE ISOLAR, NÃO IR MAIS A IGREJA, NÃO SAIR MAIS DE CASA, PROCURE AJUDA EM JESUS, BUSQUE UMA IGREJA, E NÃO ACEITE ISSO EM SUA VIDA,SABEMOS QUE POR TRÁS DISSO SATANÁS TAMBÉM AGE PORQUE DEUS NÃO NOS CRIOU PARA VIVERMOS SOZINHOS E ISAOLADOS DO MUNDO,VOCÊ FOI CRIADO PARA AMAR A DEUS E AMAR SEU PRÓXIMO.
EM 2 CORÍNTIOS 10:3-6 DIZ:  É claro que somos humanos, mas não lutamos por motivos humanos. 4As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos idéias falsas 5e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo.
ALGUMAS PESSOAS ARMAZENAM EM SUA MENTE TUDO AQUILO QUE É NEGATIVO E RUIM,LEMBRANÇAS RUINS, PRECISAMOS DE UMA MENTE RENOVADA E LIBERTA DE TAIS PENSAMENTOS QUE SUFOCAM POR DENTRO E NÃO TRAZEM BENEFICÍO NENHUM PARA SUA ALMA E NEM PARA SUA SAÚDE, É PRECISO SE ALIMENTAR DA FONTE DE VIDA , JESUS E SUA PALAVRA MUDARÃO SEU MODO DE PENSAR E VER A VIDA DE UMA FORMA MAIS BONITA, PEÇA A DEUS UMA MENTE RENOVADA, PENSAMENTOS RENOVADOS, É UMA LUTA CONSTANTE QUE EU E VOCÊ PRECISAMOS COMBATER.
ISSO QUE VOU DIZER SOA UM POUCO ESTRANHO MAIS FAZ SENTIDO, UMA PESSOA REJEITADA,FAZ ME LEMBRA DE UM PORCO ESPINHO, NÃO NO SENTIDO DO PORCO MAIS DE SUA AUTO DEFESA QUE SÃO SEUS ESPINHOS, TODO AQUELE QUE SE SENTE REJEITADO, TEM UMA FORMA DE SE PROTEGER CONTRA AS PESSOAS, SE ISOLANDO OU SENDO UMA PESSOA FRIA, JESUS DERRAMOU SEU SANGUE PRECIOSO POR VOCÊ E QUER LIBERAR A CURA SOBRE SUA VIDA HOJE, TODA FERDA ABERTA ELE VAI CICATRIZAR E VAI MUDAR A SUA VIDA , MAS ENTREGUE-SE SEU CAMINHO, SUA VIDA A JESUS PORQUE O MAIS ELE JÁ FEZ POR VOCÊ !!! RECEBE A CURA EM NOME DE JESUS EM BREVE TÓPICOS QUE VÃO TE AJUDAR MELHOR NESSE ASSUNTO, ME AGUARDEM!!!







REFLEXÃO PARA TODA SEMANA


QUANDO...
Quando o sonho se desfaz... DEUS reconstrói!
Quando se acabam as forças... DEUS renova!
Quando é inevitável conter as lágrimas... DEUS dá alegria!
Quando não há mais amor... DEUS o faz nascer!
Quando parecer ser o final... DEUS dá novo começo!
Quando a aflição quer persistir... DEUS nos envolve com paz!
Quando a doença assola... DEUS é quem cura!
Quando o impossível se levanta... DEUS torna possível!
Quando faltam palavras... DEUS sabe o que queremos dizer!
Quando tudo se parecer fechar... DEUS abre uma nova porta!
Quando você diz: "Não vou conseguir...” DEUS diz: “Não temas, pois, estou contigo!”.
Quando o coração é machucado por alguém... DEUS é quem derrama o bálsamo curador!
Quando não há possibilidades... DEUS faz o milagre!
Quando só há morte... DEUS nos faz persistir!
Quando a noite parecer não ter fim... DEUS faz nascer o amanhecer.
Acredite... Deus preparou maravilhas para a sua vida”.
♥*´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` * ♥ Você é muito especial!


segunda-feira, 14 de março de 2011

REFLEXÃO DA SEMANA

MEDITE NA PALAVRA DE DEUS:


O melhor amigo.................. Deus! (Sal 27:1,10)

O melhor exemplo............... Jesus Cristo! (1 Ped. 2:21)

Os melhores amigos.............. Os irmãos! (Sal. 133:1)

A melhor casa....................... A organização! (Sal 84:10)

O melhor lugar....................... CASA DE DEUS IGREJAS (Sal 122:1)

A melhor leitura...................... A bíblia! (Sal 1:2,3 ; 19:7)

A estrada para ser feliz.............. O caminho estreito! (Mat 7:13,14)

O maior privilégio.............................. Servir a DEUS ( Rom 14: 7,8)

A melhor decisão.............................Dedi
car-se a DEUS (2 Cor 5:14,15)

O melhor negócio...........................Investir no Reino! ( Mat 6:20)

A melhor profissão......................... Publicador das Boas Novas (Rom
10:15)

O melhor esporte............................ Corrida pela vida! (1 Cor 9:23,24)

O melhor hobby............................... Estudo Pessoal! ( Josué 1:8)

A melhor regra para vencer............ Regra de Ouro! (Mat 7:12)

A melhor época para pregar.............. Agora! (2 Tim 4:2)

O maior poder................................... O espírito santo! (2 Cor 4:7)

A maior força..................................... A oração! (Fil 4:6,7)

A melhor virtude................................ Interesse nos outros! (Fil
2:3,4)

A melhor atidude................................ A de espera! ( Miq 7:7)

A melhor vestimenta............................ A nova personalidade! (Efé
4:23,24)

A maior proteção.................................. A armadura completa de Deus!
(Efé 6:11)

A maior riqueza...................................... Uma boa espiritualidade!
(1 Cor 2:14)

O maior tesouro...................................... Sabedoria! (Prov 3:13,14)

A maior felicidade.................................... A boa consciencia! ( Heb
13:18)

A maior alegria....................................... Dar de si mesmo! (Atos
20:35)

A maior responsabilidade.......................... Nossa Integridade! (Pro
27:11)

O maior desejo.......................................... Perseverar! (Mat
24:13)

A maior necessidade.................................. Ter fé! ( Heb 11:6)

O maior sentimento................................... O amor! (1 joão 4:8)

O melhor proceder..................................... A lealdade! ( Sal 37:28;
94:14)

A maior vitória........................................... Vencer o mundo!
(João 16:33)

O maior laço............................................ O medo do homem!
(Prov29:25)

A pior derrota.......................................... Retroceder! (Heb
10:39)

A pior perda............................................ O desfavor a DEUS ! (2
Tim 3:8,9)

O pior desejo........................................... A ganancia! (Prov
30:15)

O maior inimigo........................................ Satanás! (1 Ped 5:8)

A pior queda........................................... A desobediencia!(Luc
15:17-19)

A maior pobreza.................................... A preguiça! (Prov 6:9-11;
26:15)

A maior esperança................................. NOVA VIDA COM CRISTO JESUS !
( Sal 91:7-10)

A maior conquista.................................... A vida eterna! ( Sal
37:29)

O melhor modo de vida........................ SER TESTEMULHA DE JESUS CRISTO E
FILHO DE DEUS (Isa 43:10-12)

domingo, 13 de março de 2011

MÚSICA TRAZ BENEFÍCIOS A SAÚDE



"Qual é a música?"
A pergunta é seguida de algumas solitárias notas ao piano, tocadas pelo maestro. Para ganhar o cobiçado prêmio, o ouvinte tem de continuar a melodia. Ele sua frio diante das câmeras. E lá vão seus neurônios em disparada vasculhar o acervo musical da memória. A recorrente cena televisiva leva a pensar nos meandros do funcionamento da mente humana. Mas, quando o assunto é música, o cérebro vai muito além dos desafios propostos pelos programas dominicais de auditório.
Um estudo feito neste ano pelo Museu da Ciência CosmoCaixa em parceria com o Hospital Del Mar, em Barcelona, comparou o funcionamento cerebral de uma mulher sem o hábito de ouvir música com o de uma violinista profissional. Enquanto elas ouviam uma sinfonia de Dvorák, foram feitas ressonâncias magnéticas funcionais. Apenas o córtex cerebral responsável pela audição foi ativado na primeira mulher. A violinista, que estava estudando a sinfonia, além da região auditiva, teve outras duas áreas ativadas: uma relacionada à linguagem musical e outra capaz de planejar os movimentos corporais.
"Enquanto a violinista escutava a música, o cérebro dela enviava sinais para movimentar os dedos. Ela podia prever e planejar os movimentos dos músculos de acordo com cada parte da música", afirma o físico Jorge Wagensberg, diretor do Museu da Ciência CosmoCaixa, que acredita que o estudo musical, principalmente na infância, contribui para o desenvolvimento de áreas cerebrais responsáveis pela coordenação motora e pela cognição.

O estudo será apresentado na exposição "Música Mais Música", a ser inaugurada em Madri no mês que vem. O físico também está preparando uma pesquisa sobre o prazer de escutar música. Segundo ele, esse prazer está localizado no cérebro em um ponto muito delicado entre a antecipação e a surpresa. "Se o cérebro prevê tudo, a música fica chata. Se há muita surpresa, o ouvinte se assusta", diz.

De acordo com o musicoterapeuta Renato Sampaio, professor da faculdade de Musicoterapia da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), ter um momento para estudar um instrumento, mesmo que seja sem ter nenhuma pretensão artística, pode contribuir para o alívio das tensões do dia-a-dia. Mas, ao se dedicar ao estudo de uma forma um pouco mais séria, a pessoa desenvolve memória, percepção auditiva e raciocínio, entre outras coisas.
"Ao ler uma partitura, a pessoa treina interpretar signos e símbolos. Isso contribui para a formação do pensamento matemático, ainda mais em crianças", diz Sampaio. Segundo ele, o estudo da música também melhora a capacidade de prever situações: "Depois de algum tempo, é possível saber a hora que antecede o fim da música ou quando vai haver alguma mudança. Há uma internalização de formas musicais, feitas de repousos e tensões. Essa habilidade em abstrair é muito importante".


Concentração, coordenação de movimentos, leitura de sinais, tudo isso pode parecer muito mecânico, mas o estudo da música vai além. "Fazer música não é só seguir a partitura, tocando uma nota atrás da outra. Existe outro lado que é o da expressividade. A música ajuda a ter consciência de sensações e sentimentos", diz o musicoterapeuta. O arquiteto Márcio Ishibashi, 27, começou a estudar violoncelo recentemente e acredita que a música alterou sua percepção. "Quando toco o instrumento, paro de pensar no trabalho, pois a prática exige muita concentração", afirma ele.
Ao iniciar as aulas de violoncelo, a bailarina Joana Godoy, 20, percebeu que teria de desenvolver três qualidades: paciência, disciplina e concentração. "É legal porque são qualidades que me ajudam em outros setores da vida."

Os dois são alunos do CEM (Centro Experimental de Música), no Sesc Consolação em São Paulo, uma referência no Brasil em cursos de iniciação musical em grupo. Um dos fundadores do CEM, o professor de violoncelo e doutor em musicologia Leonel Dias afirma que hoje a referência musical da maioria das pessoas vem da indústria cultural. "As pessoas não têm idéia de que também existem trabalho e sofrimento na música. Não é essa a imagem transmitida pela mídia normalmente", diz.

De acordo com ele, começar a tocar um instrumento é sempre um desafio. Muitas vezes as posições são desconfortáveis e exigem esforço. E, no começo, os alunos sempre fazem mais força do que o necessário.

"Costumo dizer nas aulas que o instrumento é só um pedaço de madeira, ele não faz nada sozinho. O material trabalhado numa aula de música são as pessoas", diz.

De acordo com o professor, muita gente desiste de aprender música pois se sente frustrada logo no começo. Frases como "eu não levo jeito", "não tenho talento" ou "não sirvo pra isso" não são raras. Essa frustração é ainda mais recorrente em adultos, "que já seguram o instrumento com medo de errar".

Segundo ele, o ambiente coletivo, adotado no CEM, é muito mais eficiente para a introdução ao conhecimento musical. "Um aprende com os erros e acertos do outro e vice-versa. É preciso aprender a ouvir o outro. Todos têm dificuldades e facilidades em alguma etapa do aprendizado", diz.

A pianista e educadora Teca Alencar de Brito, dona da escola de música Teca Oficina de Música, em São Paulo, criou um curso de musicalização para adultos. "Vi que muitos pais, ao buscar os filhos na escola, mostravam grande interesse pelos instrumentos", diz a pianista, que desenvolve em sua escola um método "mais prazeroso" do que os "sistemas tradicionais de conservatórios".

Segundo ela, a música muitas vezes é encarada com misticismo, como uma coisa suprema, para poucos. "Na nossa escola, a prioridade é a formação do ser humano. A música funciona como uma ferramenta", diz.

A professora aposentada Luzia Bueno Brandão, 61, estuda canto na Teca Oficina há nove anos. "Foi um ato de coragem começar a cantar aos 52 anos", afirma ela, que define a música como seus "pilares emocionais". "O canto ajuda no autoconhecimento e cura as dores da alma. Mas, para cantar, também é preciso raciocínio", diz Luzia.

Fonte: www.reciclandoavisao.com.br/www.ameprod.com.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget

MEUS SLIDES

PALAVRA DO DIA

QUER DIVULGAR NOSSO BLOG EM SEU SITE OU BLOG? COPIE E COLE NO SEU BLOG:

BannerFans.com

PREVISÃO DO TEMPO AQUI NA REGIÃO

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

CHAT GOSPEL


MULHER VIRTUOSA QUEM A ACHARÁ???

TRAFEGO DE VISITANTES DE TODA PARTE

GUESTBOOK

NOVA ODESSA