MISSIONÁRIA KEILA REBECA MINISTRANDO A PALAVRA DE DEUS

POST DA SEMANA

DEIXE SEU RECADO

domingo, 13 de março de 2011

CANÇÃO ESPONTÃNEA


COMO FAÇO PARTE TAMBÉM NA ÁREA MUSICAL DE UM GRUPO DE LOUVOR NA IGREJA ONDE CONGREGO, GOSTARIA DE COMPARTILHAR ALGUNS ESTUDOS NÃO SÃO ELABORADOS POR MIM, MAS POR PESSOAS MAIS EXPERIENTES NA ÁREA MUSICAL E COMPARTILHAM AQUILO QUE DEUS TEM ENSINADO A ELES PARA NÓS, ISSO É MARAVILHOSO, CONFIRA ALGUMAS COISAS IMPORTANTES SOBRE CANTAR CANÇÕES ESPONTÃNEA, PARA VOCÊ LÍDER DELOUVOR, LEVITAS, MÚSICAS MUITO IMPORTANTE ESSE ESTUDO.

Canção Espontânea
Por Al Gordon
Ensaiar uma pequena frase, ou pensamento, ou canção que Deus colocou no coração do líder de louvor é uma coisa boa e bíblica. Paulo escreve: " Quando vos reunis, um tem salmo... " (1 Coríntios 14:26.) Devemos esperar para trazer aquelas canções que o Espírito Santo tem colocado em nossos corações. Às vezes, a mais profética canção espontânea pode ser uma jóia antiga que alguém começar a cantar em um momento de silêncio no fundo da sala.
Já tentou cantar uma canção espontânea em um momento de adoração, apenas para impactar e incendiar?!
Tive alguns choques ao longo dos anos por cantar "canções espontâneas" tão desafinadas e irrelevantes, que toda a congregação parecia deixar de adorar e começava a olhar com espanto, tentando pegar as frases somente para rimar com uma palavra que eu também estava tentando rimar. Mas algumas vezes as coisas pareciam ir na "forma de pêra", existem aqueles doces momentos, quando uma frase ou poesia aparece em sua mente que parece captar o que o Espírito Santo faz, e é recebida pela congregação; de repente o lugar inteiro explode, todas as pessoas respondem a Deus.
Após a leitura da grande discussão no fórum, eu tenho pensado novamente de forma teórica. Às vezes queremos que nossa adoração seja conduzida pelo Espírito Santo: tentamos ser aqueles que "adoram pelo Espírito de Deus" (Fp 3:3) em tudo que fazemos, de maneira que nós escolhemos nossas músicas para o que acontecerá no tempo de adoração. O nosso objetivo é ser um povo que, não basta fazer música, ou cantar para entreter os outros, mas sermos uma comunidade dinâmica e responsiva, uma tela em branco para o Espírito Santo criar e liderar o louvor em nós.
Há uma classificação de canções que Paulo usa duas vezes, que é muito útil para compreender isto: "salmos, hinos e cânticos espirituais" (Ef 5:19, 3:16), significando que os Salmos (hinário do Antigo Testamento), hinos (novas canções escritas pela igreja) e da "música espiritual", uma canção que é conduzida pelo Espírito Santo. Inspirada e liberada em cooperação com o que o Espírito está fazendo.
Praticamente, eu quero saber se existem outras formas disto funcionar em nossos momentos de adoração, incluindo: fazer uma música totalmente nova no local, ou repetir um versículo das escrituras em conjunto para que possamos levar as pessoas à adora-lo com este versículo. Acho que isso funciona às vezes como dar uma palavra de conhecimento: você tem uma sensação e como você está liderando algo que o Espírito está dizendo à igreja; você talvez cante uma pequena frase fora do microfone primeiro, então, se for apropriado, no microfone para que as pessoas possam se juntar ao mover. Como todos os aspectos do profético, precisamos fazer essas coisas em comunhão, em conversa com os nossos amigos: "O que você acha que estava acontecendo esta manhã? " E também temos de reconhecer que é uma jornada de aprendizagem.
Eu não acho que devamos ficar demasiadamente confusos e nos preocuparmos sobre se algo é ensaiado ou recém-saído do coração, mas sim a questão é saber se o Espírito Santo é o líder ou não. A maioria dos líderes de adoração profética que eu conheço, sabem levá-lo para um lugar de espontaneidade, porque eles passam horas cultivando a adoração por conta própria, e procuram ser obedientes ao Espírito na intimidade antes de serem em público. Tenho que admitir que sou desafiado: Sou geralmente tão dependente de Deus, quando estou em uma plataforma ministrando, da mesma forma que eu deveria ser tão aberto e faminto pela liderança do Espírito no supermercado?
Outras vezes, as canções espontâneas podem ser pensamentos que o líder de adoração toca em seus momentos de intimidade, e que agora parece o momento certo para deixá-las na congregação.

O fundamental é estarmos abertos nos momentos de culto para o fluir do Reino de Deus, um pouco mais daquele passo de fé, acreditando que o Espírito conduzirá nossa adoração. Isto significa momentos de silêncio constrangedores, canções como uma bomba, mas que também significará uma nova dependência do Espírito em nossa adoração, e um renovo da nossa fome de ver Jesus glorificado.
Fonte: http://www.worshipcentral.org/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEI XE SEU COMENTÁRIO NESTE BLOG , SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget

MEUS SLIDES

PALAVRA DO DIA

QUER DIVULGAR NOSSO BLOG EM SEU SITE OU BLOG? COPIE E COLE NO SEU BLOG:

BannerFans.com

PREVISÃO DO TEMPO AQUI NA REGIÃO

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

CHAT GOSPEL


MULHER VIRTUOSA QUEM A ACHARÁ???

TRAFEGO DE VISITANTES DE TODA PARTE

GUESTBOOK

NOVA ODESSA